Os relatos dessa minha nova experiência que está sendo trocar o carro pela moto em SP

Remendando as cagadas de ontem e primeiro rolê noturno

Olá pessoas!

A partir de agora vai ser foda segurar a ansiedade… depois de ter saído ontem pra dar uma explorada na vizinhança, notei que é aparentemente tranquilo andar pelas ruazinhas quase sem movimento dos quarteirões próximos, então decidi que vou usar esses dias antes de pegar a CNH pra ir dando uma treinada e pegar alguns macetes, afinal de contas, o trânsito pesado de SP não dá chance pra novatos, somente os fortes e corajosos sobrevivem.

Sendo assim, na hora do almoço dei uma rodada pelas ruas próximas, pois o terreno é bastante interessante: ruazinhas tranquilas quase sem movimento, algumas subidas e descidas leves, algumas rampas fudidaças e semáforos, preferenciais, faixas de pedestre, enfim, alguns componentes básicos do trânsito que são bons desafios iniciais. Aproveitei pra refazer os caminhos de ontem e corrigir as “cagadas” que eu tinha feito. Deu certo, aquela curva com subida bem fechada que eu empinei (sem querer) a moto, passei duas vezes: uma parando bem na subida e me obrigando a sair mansinho com a moto, e depois, vindo embalado a uns 30 km/h e dando continuidade no trajeto sem deixar a motoca morrer. Por falar em morrer, isso não aconteceu nenhuma vez, mesmo nas subidas, ueba! Na outra subida em que eu tinha empacado a moto e empurrado na mão, sucesso na empreitada de hoje: da primeira vez eu parei totalmente, engatei primeira, e saí de mansinho, suave como o vento gelado que cortou minha mão (nota mental: comprar luvas urgente). Na segunda vez, entrei embalado, aí reduzi bastante, depois acelerei, enfim, abusei das variações pra ir treinando. Claaaro, tudo com status “maior aprendiz”, já que este universo é novo pra mim, e eu tenho ideia dos desafios que é pilotar no dia-a-dia, portanto não pensem que eu estou me achando o fodão pica-grossa de Araruna, porque não estou não, pelo contrário, humildade total! O bacana desse rolê é que eu resolvi pegar uma avenida que nunca tinha pego antes, sem saber aonde dava, e fui seguindo o fluxo tranquilo, no trânsito leve, e foi muito divertido. Acabei caindo numa quebrada, me perdi, e depois me achei, nada de muito extraordinário. O foda é que fiquei com uma puta dor no trapézio, acho que por excesso de tensão, causado pela postura que deve estar errada, preciso melhorar isso.

Depois de trabalhar um pouco à tarde, vi o sol se pondo pela janela, o frio apertando, e resolvi que ia dar um rolezinho à noite, pela primeira vez. Meti a blusa, o capacete, e lá fui eu fazer o mesmo trajeto de mais cedo, mas sem o discovery session da avenida desconhecida. Olha, foi bem bacana também, viu… achei super gostoso, a visibilidade estava boa, e o trânsito um pouco mais movimentado, com as pessoas voltando pra casa, o que deu uma nova dinâmica ao passeio. Notei que em um momento eu acabei jogando pra direita pra um carro ultrapassar, quando na verdade, não precisava, estava no meu espaço corretamente, ia convergir à esquerda, e ele simplesmente ia ter que aguardar. E pau no cú! Com isso, notei que preciso aprender a me situar corretamente no trânsito, mas vou deixar pra treinar isso com a carta em mãos, o que deve ocorrer nos próximos dias. Notei também uma coisa bacana… eu quase não coloquei os pés no chão, o que é bom, ainda mais pra alguém que jamais tinha pilotado moto antes, até que as “trocentas” aulas da auto-escola valeram de alguma coisa! E a vontade de  descer até a Salgado Filho, avenidona bacana que tem pra baixo de onde eu estava andando? Poooutz… mas isso eu não vou fazer antes de pegar a CNH não, aí já é abuso!

Bem galerinha, vou fechando por aqui… infelizmente não tirei nenhuma foto, não vi nada de especial que merecesse eu parar a moto, sacar o celu do bolso e fotografar, mas ao longo do tempo irei introduzir fotos dos passeios nos meus posts. Afinal de contas, o objetivo deste blog é registrar a evolução desta verdadeira quebra de paradigma que é trocar o carro pela motoca, e com imagem, fica muito mais bacana!

Até breve!

Deixe uma Resposta

